Páginas

miércoles, 1 de mayo de 2013

Consagración del nuevo Obispo diocesano de la Iglesia Lusitana (Comunión Anglicana)



Prezada(o) irmã(o) Iglesia de la Trinidad-Cádiz (IERE) España,

Sagração do Bispo D. Jorge Pina Cabral

A Catedral de S. Paulo, em Lisboa, acolheu no dia 25 de Abril de 2013, festa de S. Marcos, Evangeslista, pelas 15h00, a Cerimónia de Sagração do Bispo Eleito Jorge Pina Cabral e sua instalação na Cátedra Diocesana.
A Igreja Lusitana assenta no Episcopado Histórico, assim, D. Fernando Soares, Bispo Diocesano da Igreja Lusitana há mais de 31 anos, foi o Bispo Sagrante acompanhado pelos Bispos Co-Sagrantes, D. Michael Jackson, Arcesbispo de Dublin e Diocesano de Glendalough, Primaz da Irlanda, em representação do Senhor Arcebispo de Cantuária, Justin Welby; D. Mauricio Andrade, Primaz e Diocesano de Brasília, da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil; D. Martin Wharton, Bispo Diocesano de Newcastle, Igreja de Inglaterra; D. Geofrey Rowel, Bispo Diocesano de Gibraltar na Europa, Igreja Episcopal dos Estados Unidos da América; D. Carlos Lopez Losano, Bispo Diocesano da Igreja Espanhola Reformada Episcopal; D. John McDowell, Bispo Diocesano de Clogher, Igreja da Irlanda; D. David hamid, Bispo Sufragânio de Gibraltar na Europa, Igreja de Inglaterra; D. John Okoro, Bispo Velho-Católico da Áustria; D. Clovis Rodrigues, Bispo Emérito da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, a que se juntou o Clero da Igreja Lusitana e Leitores Leigos.

Num claro sinal de ecumenismo e companheirismo, estiveram presentes representantes das Igrejas Católica Romana, Metodista, Presbiteriana, Capelanias Inglesas em Portugal, Sociedade Bíblica Portuguesa e Conselho Português de Igrejas Cristãs.
O povo da Igreja Lusitana deu um grande sinal de mobilização, unidade e alegria para com o seu novo Bispo Diocesano, enchendo a Catedral de salas anexas, contando-se mais de 450 pessoas presentes.
A Celebração foi intensa e repleta de gestos e sinais que caracterizam a forte vivência litúrgica da Igreja Lusitana. Os cânticos e hinos foram musicalmente animados pelos Coros do Arciprestado Norte da Igreja Lusitana e Públia Hortência.

Na sua mensagem final D. Jorge Pina Cabral, visivelmente emocionado, apresentou o seu lema episcopal, retirado da Primeira Carta de Pedro, Capítulo 1, versículo 16 “Sede santos porque Eu sou Santo” estabelecendo uma relação com o Santo dos Santos, Jesus Cristo Nosso Senhor, que a todos convida à Santidade.

D. Jorge Pina Cabral é o quarto Bispo Sagrado da Igreja Lusitana.
Tem 46 anos, é casado e tem 2 filhos. Foi instituído leitor em 1992, ordenado Diácono em 1995 e Presbítero em 1997, tendo a partir dessa altura sido nomeado Pároco das Paróquias de São João Evangelista e do Bom Pastor, ambas em Vila Nova de Gaia. Foi eleito Arcipreste do Norte, em 1998, nomeado pelo Bispo seu Vigário Geral, em 2007, eleito Bispo pelo 94º Sínodo da Igreja Lusitana em Novembro de 2012, Sagrado Bispo e instalado na Cátedra Diocesana no dia 25 de Abril de 2013.
A nível académico é licenciado em Educação Física e Desporto pela Faculdade de Ciências e Desporto de Educação Física da Universidade do Porto. Frequentou o Centro Lusitano de Estudos Teológicos tendo concluído em 2001 a licenciatura em Ciências Religiosas na Universidade Católica do Porto. Na condição de Diretor Executivo da Associação das Escolas do Torne e do Prado [AETP] - instituição particular de solidariedade social, está fortemente envolvido no trabalho social em Vila Nova de Gaia tendo realizado uma pós-graduação em Gestão de Organizações sem Fins Lucrativos na Escola de Gestão do Porto.

A partir de Maio exercerá a sua função Episcopal a tempo inteiro no Centro Diocesano da Igreja Lusitana.

Oração

Deus todo-poderoso,
oramos pelo teu servo D. Jorge Pina Cabral, Bispo desta diocese.
Ajuda-o dia após dia,
a fim de que ele seja para nós guia sábio e esclarecido,
pastor compreensivo e cuidadoso,
mestre sabedor e fiel.
Concede-lhe boa saúde, ânimo forte,
protecção nas suas viagens,
e a bênção da tua presença no seu lar.
Por amor de Cristo, nosso Senhor. Ámen

Departamento de Comunicação da Igreja Lusitana
Saudações fraternas,
 

Departamento de Comunicação
Igreja Lusitana Católica Apostólica Evangélica
(Comunhão Anglicana)
Apartado 392
4430-003 Vila Nova de Gaia
Portugal
Telf.: (351) 223754018
Fax: (351) 223752016
E-mail: comunicacao@igreja-lusitana.org
Url: www.igreja-lusitana.org

No hay comentarios:

Publicar un comentario